A cadeira Valdés surge em 1977, por iniciativa do arquiteto Cristián Valdés, depois de analisar a estrutura e o modo de construção raquete de tênis Dunlop. Esta cadeira é uma tradução funcional e estrutural da raquete, utilizando quadros de compensado unidos por cunhas de madeira Ulmo. Desta forma, concebeu-se um sistema construtivo que posteriormente constituiu o principio para outros modelos.
Todos os móveis da coleção são demonstráveis por uma necessidade construtiva. Em principio, partiu-se do projeto de um conjunto de costelas de compensado que constituem o perfil da cadeira.
Estas costelas laterais suportam uma faixa de couro que serve de assento; nelas engastou-se uma estrutura metálica como sistema de união. Foi desenvolvido também um chassi metálico tubular desmontável que é introduzido nos extremos do assento, para poder tensioná-la.
Com acabamentos de boa qualidade e uma forma de curvas suaves, passou a ser uma referência do design industrial por sua perfeição e seu estilo. Sem a possibilidade de ser feita em série, é hoje quase um objeto de culto, um objeto único.